Você quer organizar suas finanças e montar um orçamento? Listei alguns passos para te ajudar a iniciar nessa tarefa.
1) Respire, e encare de frente sua situação atual
Você vai precisar olhar a sua situação financeira de perto. O primeiro passo é levantar suas informações: verifique seus extratos, entenda o que entrou e o que saiu de dinheiro.
2) Classifique suas receitas
Entenda quais são suas receitas (o quanto entrou de dinheiro) e classifique em categorias (salário líquido, renda extra regular, aplicações financeiras, aluguéis, etc). Some tudo. Se você é autônomo ou tem ganho variável, faça uma média dos últimos três meses. Não considere bonificações extras que só ocorrem de forma esporádica, elas podem distorcer a sua realidade de consumo. E lembre-se: dívida não é receita. Aquele dinheiro que você pegou emprestado e seu limite no cartão de crédito não são receitas…
3) Verifique seus gastos e liste todas as despesas
Categorize por “área” da sua vida: moradia, lazer, saúde, educação, o que fizer sentido para você. Abra essas categorias em itens menores, como por exemplo, em moradia entraria os subitens de aluguel/condomínio, água, luz, gás, internet, etc. Se tem compras que são esporádicas, como gastos em roupas e acessórios por exemplo, pense no quanto você gasta em média no ano e divida por 12. Além disso, não esqueça de colocar aquelas despesas pequenas, mas recorrentes: lanches, cafézinhos, presentes. Algumas metodologias separam as despesas fixas das variáveis, mas no limite você consegue mexer em qualquer item se realmente desejar.
4) Analise a diferença
Compare as receitas com seus gastos e veja o resultado!
5) Hora de agir
Seja qual for o resultado, analise como é possível aumentar sua receita e quais despesas podem ser reduzidas ou eliminadas. Coloque-se um limite em cada linha categorizada e comece a acompanhar seu resultado de forma recorrente.
Lembre-se: as suas despesas devem caber dentro das suas receitas e você precisa separar uma parte dos seus ganhos para seus sonhos futuros e para possibilitar a multiplicação do seu patrimônio.
As coisas só vão mudar e evoluir se você começar a agir.
Espero que esse seja o início de uma vida próspera para você! Se precisar de uma ajuda mais personalizada ou quiser acelerar a sua evolução financeira, entre em contato para agendar uma sessão de consultoria gratuita.