Guia de como se livrar das dívidas

Guia de como se livrar das dívidas

O que fazer para quitar suas dívidas e trazer tranquilidade para sua vida financeira (é possível, acredite!).

Passo 1: Entenda os motivos do endividamento

Nem toda dívida é ruim. Se utilizar de crédito antecipa sonhos e as vezes é uma ferramenta poderosa no seu planejamento se usada de forma correta. E nem toda pessoa endividada tem algum problema de descontrole, porém se você não se sente como capitão (ou capitã) das suas finanças, você precisa se perguntar o que te levou para essa situação.

De nada adianta você resolver um problema superficial se ele não é a causa raiz. Você pode até diminuir a inadimplência, só que depois irá voltar a se endividar se não tratar o motivo dos gastos sem controle.

Encare de frente o montante do endividamento, saiba os valores e para quem você deve, mas não fique focado na dívida, agora é hora de se concentrar em derrotá-la.

Passo 2: Faça um orçamento de finanças pessoais

Faça o levantamento de todas as receitas e todos os gastos e entenda qual a sua situação financeira atual.

Se você não consegue enxergar qual o problema de forma clara, será difícil resolvê-lo de forma efetiva. Analise o que você pode cortar de despesas e formas de renda extra ou aumento de receita. Corte gastos e aumente receitas até conseguir criar um resultado positivo que permita ir abaixando a dívida.

Passo 3: Renegocie e remaneje suas dívidas

Procure a todos que você deve e proponha postergar as dívidas em atraso, com parcelas e juros menores. Ou mesmo pedir para pagar à vista com valor reduzido (se você tiver conseguido um respiro no seu orçamento com o passo 2). Tente também trocar suas dívidas caras (com juro mais altos) por dívidas mais baratas.

Outra opção ainda é negociar com outras instituições financeiras uma condição melhor de pagamento e fazer a portabilidade da sua dívida (nesse caso, leve em consideração tudo: juros, tarifas, prazo de pagamento, montante total de dívida).  

Eu sei, é uma situação desconfortável ter que discutir com seus credores. Prometo que o desconforto vai ser menor do que ver a dívida crescer. Se você precisar de ajuda, uma dica é que a Serasa Experian tem um serviço que permite que o banco faça a proposta de renegociação para você pela internet.

Passo 4: O que pagar primeiro?

Priorize o pagamento de serviços que podem ser cortados e são fundamentais no seu dia-a-dia: luz, gás, água, internet. Em seguida, pagar ou renegociar dívidas que tem o seu bem como garantia (aqueles que você pode perder caso fique devedor): financiamentos de imóveis e veículos.

Em seguida, ordene as dívidas pelas que estão te consumindo maiores juros. Cheque especial e cartão de crédito são dívidas especialmente caras.

Pode parecer difícil quitar todas as dívidas, mas se você conseguiu se endividar, você também consegue reverter a situação. Depende de você decidir mudar e assumir o controle.

Espero que esse seja o início de uma vida sem dívidas ruins para você! Se precisar de uma ajuda mais personalizada ou quiser acelerar a sua evolução financeira, entre em contato para agendar uma sessão de consultoria gratuita.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *